26 de jun. de 2013

Panorama do mercado e consumo de cosméticos no Brasil

O mercado mundial de cosméticos vem crescendo consideravelmente, sobretudo nas duas últimas décadas. Ele engloba inúmeros produtos, desde o ramo da higiene pessoal, passando pela perfumaria, até os produtos de beleza, como os esmaltes. No Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a taxa média de crescimento anual desse mercado gira entre 10,% e 20% há mais de dez anos, o que representa um aumento de R$ 22,4 bilhões no faturamento de 1996 a 2010.

Desde 2006 o Brasil se encontra em 3º lugar no ranking dos maiores mercados de cosméticos do mundo, perdendo apenas para o Japão e os Estados Unidos, que lideram a lista. Entretanto, apesar de o Instituto de Pesquisas Euromonitor International - responsável pelo levantamento do consumo de cosméticos no mundo - não ter divulgado o ranking dos maiores consumidores de 2011, e considerando que, enquanto o crescimento desse consumo no Brasil foi de 26% em dólares, no mercado global foi de apenas 1,2%, há uma grande expectativa de os brasileiros ocuparem a posição de vice-líder de um mercado que movimenta, em nível mundial, mais de €110 bilhões de euros por ano. Isso devido, principalmente, à recente crise econômica enfrentada pelo Japão, quando sua população se colocou em uma posição de consumidor conservador.


O atual mercado dos cosméticos, em geral, apesar, ou por ser o que mais cresce, após o de informática, é bastante dinâmico e competitivo, fazendo-se necessário um denso conhecimento para investir e lucrar nesse ramo. No caso do Brasil, Demetre Giokáris, diretor da empresa Aspa Cosméticos, recomenda como ponto decisivo para ter sucesso na área, investir em tecnologia. De acordo com Alessandra Cabral, chefe de divisão de desenvolvimento empresarial da Firjan, “Todo mundo olha para esse mercado no Brasil” e “Muitas empresas internacionais vêm com uma fome enorme para esse mercado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário